domingo, 18 de novembro de 2012

6 distribuições Linux que você deve dominar bem

A natureza aberta do Linux permitiu o desenvolvimento de sistemas de diferentes distribuições desse sistema operacional. Cada distribuição tem suas particularidades, algumas bastante distintas, outras nem tanto, mas qualquer um que queira se tornar um especialista Linux precisa estar preparado para a situação em que ele precisará instalar, configurar, operar ou reparar alguma distribuição com a qual ele nunca teve contato antes.

Considerando que é humanamente impossível alguém adquirir experiência em todas as distribuições Linux existentes, fiz uma lista das 6 distribuições que, se bem conhecidas pelo profissional Linux, garantirão que este consiga utilizar e administrar virtualmente qualquer distribuição que exista ou venha a existir. Vamos lá!
1. Slackware

Slackware logo

O Slackware é a distribuição mais antiga ainda em atividade. Tem a fama de ser mais difícil de instalar, configurar e usar. Na verdade, o Slackware não é difícil, mas também não é intuitivo, o que significa que não adiantar tentar fazer as coisas nele por tentativa e erro, você tem que saber o que está fazendo, e isso faz com que você seja praticamente obrigado a estudar e conhecer os componentes do sistema para fazê-lo funcionar.

Site oficial: slackware.com
Download: slackware.com/getslack


2. Debian

Logotipo do Debian

O Debian é uma distribuição quase tão antiga quanto o Slackware, que impressiona pelo tamanho e qualidade de sua comunidade de desenvolvedores, uma das maiores, mais fiéis e organizadas do mundo do Software Livre. É também a distribuição que mais originou outras distribuições, dentro elas o pop star Ubuntu. Sem falar que foi a primeira distribuição a Linux a ter um sistema completo de gerenciamento de pacotes de software que pesquisa, faz download, instala, configura e resolve dependências de maneira rápida e eficiente. Trata-se do APT, ferramenta que ainda hoje é considerada por muitos (me incluo nesta lista) como a melhor e mais completa do gênero dentre todas as distribuições Linux.

Site oficial: debian.org
Download: debian.org/distrib


3. Fedora

Logotipo do Fedora Linux

Distribuição mantida pela Red Hat, a líder mundial em venda, suporte, treinamento e certificação Linux, o Fedora é conhecido por manter uma disputa acirrada com o Ubuntu pelo título de distribuição mais inovadora, trazendo a cada lançamento recursos que são usados por poucas ou nenhuma outra distribuição. Utiliza um excelente gerenciador de pacotes de software, o Yum, adotado também por muitas outras distribuições.

Site oficial: fedoraproject.org
Download: fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora


4. Ubuntu

Ubuntu logo

O Ubuntu é simplesmente a distribuição Linux mais conhecida e utilizada da atualidade. Precisa de mais argumentos para justificar por que você deve dominá-la?

Site oficial: ubuntu.com
Download: ubuntu.com/download


5. CentOS


Logotipo do CentOS Linux

Criado a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, o CentOS é a distribuição mais usada em servidores Web em toda a internet, conforme pesquisa publicada em Julho de 2010 pela Web Technology Surveys. Além disso, por ser derivada do Red Hat Enterprise Linux e totalmente compatível com este, o CentOS é a distribuição mais recomendada para aqueles que querem aprender a utilizar o RHEL e estudar para os exames da Red Hat tais como RHCT e RHCE.

Site oficial: centos.org
Download: centos.org/modules/tinycontent/index.php?id=32


6. OpenSUSE

OpenSUSE logo
O OpenSUSE é uma excelente distribuição mantida pela Novell, umas das grande líderes do mercado de Linux corporativo que, assim como a Red Hat, também possui seu próprio programa de certificação profissional em Linux. Possui uma comunidade de usuários bem forte e é talvez a distribuição mais popular a adotar o KDE como ambiente gráfico padrão.

Site oficial: opensuse.org
Download: software.opensuse.org


Menções honrosas

A galera do Doode avaliou essa postagem e apontaram algumas duas distribuições que deveriam constar nesta lista. Achei justo, portanto, citá-las aqui, agregando opiniões diferentes da minha.

Archlinux

Archlinux logo

O Archlinux é uma distribuição otimizada para processadores i686. Tem uma filosofia parecida com a do Slackware no que diz respeito a não incluir no sistema muitas ferramentas que façam o trabalho do administrador, que precisa entender o sistema para conseguir utilizá-lo. Possui um excelente gerenciador de pacotes chamado Pacman, utilizado para gerenciar pacotes binários, e o ABS (Archlinux Build System) para instalar softwares através da compilação automatizada do código-fonte.

É uma distro bastante diferente de qualquer uma destas outras (apesar de insistirem em compará-lo ao Slack, estas semelhanças param no KISS [Keep It Simple, Stupid]), está numa crescente e ensina hábitos extremamente valiosos para qualquer usuário Linux. - Danilo Vilas Boas


Gentoo

Logotipo do Gentoo Linux

O Gentoo foi inicialmente criado para ser uma distribuição que fosse compilada a partir do código-fonte, otimizada para o Hardware, somente com os programas necessários e com scripts para diminuir o trabalho de manutenção. Utiliza o Portage para gerenciar pacotes de software, que são compilados na própria máquina para melhor aproveitamento de seus recursos de hardware.

É uma distro que também vai ensinar coisas que só podem ser aprendidas com ela, especialmente no que tange a manter uma distro compilada e otimização de compilação. - Danilo Vilas Boas

Créditos: Davidson Paulo, especialista Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário