domingo, 18 de novembro de 2012

Arch Linux 2009.02

O Arch é uma distribuição destinada a usuários avançados, que lembra um pouco o Slackware na parte de instalação, mas inclui um gerenciador de pacotes bastante elaborado e um conjunto de ferramentas gráficas de configuração.

Outro quesito em que ele se parece com o Slackware é que a maioria dos problemas surgem ao esperar que o usuário conheça o sistema e saiba editar os arquivos de configuração necessários sozinho. Por exemplo, o instalador oferece a opção de editar manualmente diversos arquivos de configuração. A rede não é configurada durante a instalação, nem utiliza dhcp por padrão, é preciso configurar manualmente depois. A senha de root não é configurada durante a instalação, fica em branco até que seja alterada manualmente, e assim por diante.

São um conjunto de coisas que não são problema para um usuário avançado, mas torna a distribuição desnecessáriamente complicada para os iniciantes. Por outro lado, o Arch ganha pontos por manter os arquivos de configuração em locais padrão e oferecer um bom desempenho, com poucos componentes desnecessários instalados por padrão.

No dia 17/02/2009 foi lançada a atualização 2009.02 do Arch Linux. É uma atualização, não uma nova versão do sistema.

Entre as melhorias trazidas, constam:




A imagem i686 tem 311 MB, e a x86_x64, 326 MB. Para quem já tem a compilação anterior instalada, basta dar um pacman -Syu para atualizar.






Confira uma análise sobre o Arch Aqui

Divulgação:
archlinux

 Gentoo Linux 2008.0

Segundo Satoshi Hayazaki, "o Gentoo foi inicialmente criado sob o nome Enoch Linux por Daniel Robbins. Seu objetivo era apresentar um sistema otimizado ao hardware, compilado do fonte e que apenas incluísse programas essenciais.

A fama do Gentoo surgiu, curiosamente, devido à alguns problemas de compilação do GNU Compiler Collection (gcc). Por conta desses problemas, Daniel e outros contribuidores começaram a testar vários forks do gcc, até achar com o qual era possível obter entre 10% a 200% de aumento de velocidade em comparação com o gcc 'oficial'. Foi assim que que o Enoch ganhou fama pela sua grande velocidade, e seu nome foi trocado para Gentoo (o Gentoo é a espécie mais rápida de pingüins). Na versão 2.95 do gcc, essas otimizações foram inseridas no código, e a velocidade deixou de ser característica apenas do Gentoo.

Depois de problemas com um bug, Daniel passou algum tempo usando o FreeBSD, onde se familiarizou com o sistema de Ports, o que o animou a criar o Portage, o gerenciador de pacotes usado no Gentoo."

Foi lançado dia 06/07/08 o Gentoo Linux 2008.0, codename "It's got what plants crave". Esse release contém vários novos recursos, incluindo um instalador atualizado, melhor suporte a hardware, uma revisão completa dos perfis, e agora usa o ambiente gráfico Xfce em vez do GNOME no LiveCD. LiveDVDs não estão disponíveis agora para as plataformas x86 nem amd64, mas poderão ser lançados no futuro.

Alguns destaques:






Anúncio:gentoo

Damn Small 4.4.10

O Damn Small Linux é uma distro levíssima otimizada para PCs antigos ou máquinas virtuais. Para você ter uma idéia, ele pode rodar em PCs 486DX com apenas 16 MB de RAM. Com 128 MB de RAM, ele roda inteiramente na memória no modo liveCD, deixando o sistema bem rápido, pois não será preciso acessar continuamente os dados no CD. A imagem ISO de CD tem apenas 48 MB.

Sendo leve, ele é uma saída para quem tem computadores muito antigos ou com pouca memória, mas que desejam rodar Linux por qualquer motivo, onde qualquer distro atual não funciona bem devido a falta de recursos da máquina.

Ele usa o JWM como gerenciador de janelas padrão, que por si só é também bastante leve, e nomalmente agrada mais do que o Fluxbox para quem está acostumado com um "menu Iniciar".

Foi anunciada no dia 09/06/2008 uma nova versão final, a série 4.4, de uma das menores e mais leves distribuições Linux baseadas em Debian do mundo, o Damn Small Linux. Entre as novidades, estão: novo Lua/Fltk refeito para melhor desempenho; nova biblioteca Fltj, agora disponível para programas C/C++; novo fldiff, uma interface gráfica para o diff; atualização do rsync para versão 3.0.2; navegador mydslBrowser atualizado, agora com o recurso "Somente baixar"; aplicativo 'X Window Snapshot' modificado para salvar a imagem com a data; adicionada associação dfm para os arquivos do 'X Window Snapshot'; motores de busca do Firefox restaurados ao padrão; novo tema e papel de parede para baixos recursos; nova fonte adicionada, a smoothansi, usada no menu do JWM; novo .luafltkrc para o tema Lua/Fltk; dmix atualizado; nfs-commom atualizado para também inicializar o Portmap quando necessário; kbdconfig corrigido para exibir mapas de caracteres corretos; .bash_profile modificado para eliminar o login extra no shell; dentre outras inúmeras novidades.




Site oficial:
damnsmalllinux


Puppy Linux 4.1.2

Para quem não sabe, o Puppy Linux é uma distro otimizada para PCs com pouca memória, rodando bem em computadores com 128 MB, por exemplo. Apesar disso, é um sistema atualizado, com recursos e programas que permitem ao usuário fazer coisas que dependam de programas atualizados, incluindo a navegação na web e visualização de arquivos PDF, fora o gerenciamento do computador em si. O Puppy apresenta uma interface simples e prática, mas não chata nem minimalista como pode parecer à primeira vista, sendo fácil de usar como um sistema completo para as atividades mais comuns, sem falar que roda direto do CD."

Foi lançado em 06/10/08 o Puppy Linux 4.1, dando seqüência à grande série 4.x. Há mais aplicações no sistema, deixando o Puppy ainda mais fácil de usar. Além de uma aplicação de VOIP e um pequeno servidor web (voltado inicialmente a um blog), essa versão traz melhorias no tempo de inicialização, detecção de hardware e arquitetura do sistema.

O liveCD tem cerca de 95 MB, tendo uma versão com o kernel 2.6.25.16 e outra com o 2.6.21.7 (uma versão mais velha, que talvez rode melhor em sistemas com hardware mais antigo). A compilação com kernel 2.6.21.7 é mais conservadora. Entre outras coisas, ela usa drivers antigos para dispositivos IDE. A "padrão" e recomendável traz o kernel 2.6.25.16.

Há mais drivers gerais, e também a possibilidade de inicializar o Puppy a partir de um disco SCSI. A detecção de hardware está melhor, com o udev. No sistema, o pup_event detecta ações de hardware, facilitando a identificação (e funcionamento) de dispositivos hotplug. Os resultados são aplicados também ao desktop, onde ícones podem aparecer ou sumir, ao conectar ou desconectar dispositivos. A inicialização está mais rápida, tendo os scripts de inicialização otimizados, além de o sistema usar execução paralela para alguns processos.

O Psip VOIP é uma aplicação VOIP, uma interface criada pelo pessoal do próprio Puppy para funcionar como mensageiro e telefone. A aplicação usa o executável pjsua. Antes não era incluso devido as dependências que tornariam o sistema maior, mas conseguiram trabalhar nisso sem aumentar muito o peso.

O PPLOG é um blog para uso pessoal com o sistema, que traz incluso também o servidor web Hiawatha, podendo ser usado numa intranet ou mesmo na Internet.

O Puppy vem também com o Pmusic, um player de áudio criado por usuários.

E não pára por aí, tem muito mais coisas. O Ayttm é um mensageiro usado no lugar do Pidgin; há um verificador de vírus em partições Windows; o Network Wizard está melhor, sendo mais fácil de usar; além de ter várias aplicações atualizadas. Ele traz também o SeaMonkey 1.1.11, navegador baseado no código do Mozilla. Nesta versão ele tem um cliente de email embutido, substituindo no Puppy o Sylpheed.

Também há algumas correções de bugs e melhor suporte à modems. Concluindo, para os fãs do Puppy esta é uma atualização irresistível. E quem não conhece pode começar logo, aproveitando os recursos desta distro Linux leve, otimizada para PCs com poucos recursos.

No dia 08/12/2008 O desenvolvedor Barry Kauler anunciou a versão 4.1.2 da famosa distribuição Puppy Linux, a última atualização da série 4.1. Esta é uma versão de correção da anterior 4.1.1, e entre as novidades principais, estão: correção na localização de dispositivos USB durante a inicialização; melhorias no driver USB ohci-hcd que não carregava no ramdisk inicial; correção na extração de pacotes .deb; limpeza da pasta /tmp/version durante uma atualização de versão; correções no Pmetatagger, melhorias na detecção de modems, melhorias na conexão de rede durante o boot; carregamento de arquivos SFS 3; correção no Pmount; prevenção de intervalos de gravação na RAM inválidos; correção no reconhecimento PCMCIA no initrd.






VectorLinux 5.9 Light Edition

Em se tratando de Linux, a melhor forma de utilizar PCs antigos, 486 e Pentium como estações de trabalho é mesmo utilizá-los como terminais leves, seja seguindo as instruções dos meus outros tutoriais sobre o tema, ou seja utilizando o LTSP.

Ainda assim a idéia dos terminais leves não serve para todo mundo. Se você não tiver uma rede ou se não tiver um micro mais rápido para servir de servidor então não existe outro caminho senão tentar expremer cada gota de desempenho dos PCs :-) Pode ser também que você esteja querendo começar a estudar sobre o Linux e só tenha um PC velho para começar. É aqui que entra o Vector Linux.

O Vector é uma distribuição otimizada para micros antigos, baseada no Slackware, que traz como principal vantagem uma instalação bastante simplificada, que instala um conjunto de ambientes leves como o Lxde, JWM e Fluxbox, que combinam bons recursos com um baixo uso dos recursos do sistema. A instalação deixa de lado tanto o KDE quanto o Gnome que são justamente os dois grandes Godzillas que tornam distribuições como o Mandriva, OpenSUSE e outras tão pesadas. O Vector necessita de somente 64 MB de RAM em sua versão Light, consumindo apeas 2 GB do HD.





Site oficial:
vectorlinux



Slax Linux 6.0.9

O Slax é um live-CD baseado no Slackware, uma boa forma de conhecer a distribuição sem precisar passar pela etapa inicial de configuração e configuração do sistema. O Slax roda diretamente a partir do CD-ROM e inclui um conjunto de scripts que automatizam a configuração do sistema, detectando o vídeo, som e outros periféricos. O sistema de autodetecção do Slax não é tão desenvolvido quanto o de distribuições como o Ubuntu, Knoppix ou Mandriva, mas ajuda bastante.

Foi anunciado pelo desenvolvedor Tomáš Matějíček no dia 12 de dezembro de 2008 a versão 6.0.9 do Slax. É uma versão de correções e melhorias, dando continuidade à série 6. Entre as novidades, estão correções de problemas no Unsquashfs, atualização geral no sistema paralela ao Slackware 12.2, novo kernel 2.6.27.8, atualização no Samba, adição do libcap, pacotes bluez* removidos, atualização do KDE para a versão 3.5.10, atualização e inclusão de ferramentas do Squashfs 3.4, suporte à inicialização do Slax como servidor PXE, e substituição do loadlin pelo linLd (que permite o Slax inicializar pelo DOS), auto detecção e auto-montagem de partições LVM, entre outros.





Site oficial:
Slax

E MAIS ESSES:

 Fedora 10
.. Antiga Fedora Core. Primeiras versões estáveis em 2004, criada pela Red Hat. Mantida agora pelo Fedora Project.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Fedora ]
.. Site [ http://fedoraproject.org ]
.. Download [ http://download.fedoraproject.org/pu...-i686-Live.iso ]
-----------------------------------------
Slackware 12.2
.. Distribuição mais antiga ainda em uso (lançada em 1993), a mais parecida com o Unix. Considerada uma das mais estáveis e difíceis
distribuições. Usada por usuários mais experientes.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Slackware ]
.. Site [ http://www.slackware.com ]
.. Download [ ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/sl...nstall-dvd.iso ]
-----------------------------------------
BackTrack 3
.. Distro baseada no Slackware, com foco em testes de segurança de redes (penetração de redes).
.. Site [ http://www.remote-exploit.org/backtrack.html ]
.. Download BT3 [ http://www.remote-exploit.org/cgi-bi...version=bt3-cd ]
.. Download BT4 (beta) [ http://www.remote-exploit.org/cgi-bi...n=bt4-beta-iso ]
-----------------------------------------
Debian 5.0
.. Uma das mais antigas e estáveis, primeiras versões em 1994-1995. Criadora do dpkg e apt (gestão de pacotes) usados no Ubuntu. Atualmente
está na versão 5 (Lenny). Origem de numerosas distribuições.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian ]
.. Site [ http://www.debian.org/index.pt.html ]
.. Download DVD [ http://cdimage.debian.org/debian-cd/5.0.0/i386/iso-dvd ]
.. Download CD [ http://cdimage.debian.org/debian-cd/5.0.0/i386/iso-cd ]
Ubuntu 8.10
.. Baseada no Debian. Embora seja uma distro relativamente nova (lançada em 2004) é a mais popular delas, uma das mais fáceis de se lidar.
Indicada para iniciantes no mundo linux. Seus derivados:
Kubuntu (usa KDE ao invés do gnome)
Xubuntu (usa XFCE)
Fluxbuntu (usa Fluxbox)
Ubuntu Studio (com foco para criação/edição multimídea)
Entre outros...
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu ]
.. Site [ http://www.ubuntu-br.org ]
.. Download [ http://cesium.di.uminho.pt/pub/ubunt...sktop-i386.iso ]
-----------------------------------------
Big Linux 4.2
.. O Big Linux é uma distribuição Linux criada por Bruno Gonçalves baseada no Kurumin, Knoppix e Kanotix (por sua vez baseadas no Debian)
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_linux ]
.. Site [ http://www.biglinux.com.br ]
.. Download [ http://www.biglinux.com.br/ccount/click.php?id=11 ]
-----------------------------------------
Satux 1.8
.. Outra distro brasileira, muito fácil de se mexer.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Satux ]
.. Site [ http://www.satux.org.br ]
.. Download [ http://www.satux.org.br/modules.php?...mente_download ]
Mandriva 2009
.. Uma dais mais usadas atualmente. Nascida da união da distro francesa Mandrake com a brasileira Conectiva.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva_Linux ]
.. Site [ http://www.mandriva.com ]
.. Download [ http://www.mandriva.com/en/download/free ]
-----------------------------------------
PClinuxOS 2009.1
.. Baseado no Mandrake.
.. Mais sobre a distro [ http://pt.wikipedia.org/wiki/PCLinuxOS ]
.. Site [ http://www.pclinuxos.com ]
.. Download [ http://www.pclinuxos.com/index.php?o...load&Itemid=36 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário